Natal e a magia da mesa posta
- Lis Taufer Eventos

- 8 de nov. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 9 de nov. de 2023

Não é novidade que a Grécia e Roma imprimiram fortes influências na nossa sociedade, que permeiam até hoje em nosso comportamento. Os gregos legaram aos romanos regras de civilidade que atravessaram gerações e ainda hoje se mantêm respeitosamente entre os supercivilizados homens do século XXI.
Os romanos davam muita importância às normas de etiqueta para um grande jantar. Recusar a um convite era visto como falta de educação, e a hora marcada para um jantar era rigorosamente cumprida.
O uso de guardanapos e toalhas se dava pela necessidade de preservar os trajes dos convidados e a roupa da mesa (e a própria mesa) da sujeira advinda da gordura dos alimentos servidos, molhos entre outros.
A apresentação de uma mesa de jantar moderna luxuosa precisa respeitar algumas normas básicas de sua montagem, como elementos que servem para marcar o local, disposição de talheres, taças, guardanapos, dentre outros tantos que mostra ao convidado a importância que o anfitrião dá para sua presença nesse encontro.
Uma toalha para a mesa de um jantar de cerimônia, por exemplo, pode ser renda, linho liso ou bordado, e de damasco, inteiramente branca. E o guardanapo feito do mesmo material da toalha.
No entanto, ao deixar a cerimônia de lado, podemos desenvolver uma mesa posta bem elegante e personalizada para cada situação. Basta obedecer a algumas regras fundamentais e utilizar-se da licença poética para a criação.
Afinal, ao montar uma mesa posta o anfitrião mostra ao conviva o quão especial ele é, ao mesmo tempo que seus convidados podem (e devem) se sentir à vontade em sua recepção.
A inspiração de hoje é uma mesa posta para a Ceia de Natal. Essa montagem foi idealizada para uma família com filhos, e os elementos da composição da mesa, como os pratos e taças, imprimem essa ludicidade e a magia que o Natal traz.

Os pratos possuem estampas diferentes um do outro, incentivando a criatividade que é sempre muito presente em uma criança. A taça selecionada foi apenas uma, a de água, impondo o respeito às crianças em relação a uso de bebidas alcoólicas. Além disso, a sua cor verde concilia aos outros elementos que compõe a mesa, como o jogo americano, que neste caso, segue uma tendência para este ano que é o xadrez.
O sousplat possui um acabamento com textura, que traz a rusticidade à mesa. Isso aliado ao verde do jogo americano e da taça, valoriza a cor da própria mesa e denota um ar de hospitalidade e acolhimento, perfeitos para um jantar em família e amigos. Os talheres teceram lindamente entre a elegância e o rústico dessa montagem, além de serem divinos!
O toque de humor ficou com a decoração dos guardanapos, que nesse caso, foram utilizados em uma composição dupla, dando volume à montagem. A bengala natalina é um símbolo muito utilizado no Natal, e faz referência aos doces, originalmente criados na Alemanha e hoje desejados pelos pequenos!
E como decoração do centro de mesa, é claro que não poderiam faltar o verde, o vermelho e as velas, peças fundamentais para criar o clima de Natal. O destaque é o alce natalino com pontinhas de led que piscam nos chifres, uma graça!

Que tal montar uma mesa posta bem linda para a Ceia deste Natal? Se precisar de ajudar, é só me chamar!
Agradecimento mais do que especial para os parceiros desse editorial:
@lacasavintage com toda a louça, pratos, taças, guardanapos e decoração da mesa – inclusive o Alce!
@diflores móveis e decoração que gentilmente cedeu o seu espaço para a criação dessa montagem nessa mesa de madeira maravilhosa!
@paulaledur com o toque do guardanapo branco com renda, um luxo!




Comentários